sexta-feira, 15 de julho de 2011

UM JUIZ QUE ESTÁ INSERIDO NO SEU TEMPO

Recebi de um amigo, via e-mail, um artigo do Juiz Rosivaldo Toscano JR, que com muita coragem e propriedade mostra suas idéias em um Blog, cuja leitura recomendo. 
Ele fala o que muitos gostariam de falar e não sabem como, numa época em que parece não haver mais pensamento crítico nesse país. Por ser juiz de vara criminal relata a sua realidade, sob o enfoque de quem julga, o que é algo muito interessante, já que se tem sempre um tabu de que juiz não pode falar nada!
Veja um dos trechos de seu artigo: 
"Banaliza-se o controle da criminalidade, notadamente em se tratando de crimes metaindividuais, que atingem o Estado ou toda a sociedade. Ficam livres aqueles que minam os recursos públicos que seriam utilizados para inclusão social dos mais carentes, estes últimos exatamente os alvos dos flagrantes policiais. Acabamos por punir os subintegrados ou subcidadãos." (TOSCANO JR., Rosivaldo. O "Direito Penal do amigo do poder". Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2931, 11 jul. 2011. Disponível em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/19517>. Acesso em: 14 jul. 2011
Ele trabalha a questão da "Justiça Restaurativa", colocando vítimas e réu frente a frente, de forma responsável logicamente, oportunizando a vítima uma forma de "catárse do trauma", a fim de que o réu tome consciência dos reflexos de seus atos, o que psicologicamente pode ser mais eficiante que a pena em si.

Forneço o endereço do blog: http://rosivaldotoscano.blogspot.com/ e desejo a todos uma boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário