segunda-feira, 23 de julho de 2012

Procon terá atendimento especial para endividados

Depois de perceber muita procura de pessoas com dívidas e de olho no crescimento do crédito e da inadimplência, o Procon-SP decidiu dar atendimento especializado e permanente aos chamado superendividados.
O órgão de defesa do consumidor vai transformar o projeto de tratamento do superendividamento, que teve uma versão piloto no ano passado, em um programa permanente. A ideia é que o atendimento especializado comece em agosto.
Serão feitas audiências coletivas com os credores para que o devedor possa renegociar as dívidas e sair da situação de inadimplência, além de palestras de educação financeira e planejamento.
O endividado que procurar um posto Poupatempo, do Procon-SP, será encaminhado ao Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) ou poderá ir direto a essa instituição.
Lá, será feita uma triagem por um questionário para saber se a pessoa está no nível considerado de superendividamento (com mais de 50% da renda comprometidos pelo pagamento das dívidas).
Depois, serão agendadas uma palestra e uma entrevista no Núcleo de Tratamento do Superendividamento, do Procon, e serão escolhidos os devedores que vão participar das audiências coletivas com os credores -os que já tiverem condições para negociar algum pagamento.
O programa terá parceria de instituições como o Tribunal de Justiça e o Hospital das Clínicas -nesse caso, para o encaminhamento correto de pessoas com transtornos relacionados ao consumo.

DICAS

A condutora escolar Odete Meira, 56, chegou a dever R$ 20 mil no ano passado, quando começou a construir sua casa. Metade eram juros. Os débitos eram, principalmente, no cartão de crédito e no cheque especial.
Ela foi uma das participantes do projeto-piloto dos superendividados. Depois de renegociar as dívidas e aprender a controlar o orçamento em uma planilha, estabilizou-se financeiramente.
"Só assim [com a planilha] você consegue guardar dinheiro. Todo mês eu faço para não me endividar", conta.
Além da planilha, a dica dos especialistas é "viver à vista" e gastar menos do que recebe. "Muitas vezes, as pessoas tentam fórmulas para liquidar suas dívidas, mas não têm controle sobre o orçamento", diz o consultor financeiro Erasmo Vieira.
"As pessoas muito endividadas devem estabelecer prioridades financeiras. Se a prioridade é limpar o nome, terá que falar 'não' muitas vezes a novas compras."

SP tem novo feirão para renegociar dívidas
 
Consumidores com dívidas em atraso em oito empresas, como bancos, lojas e financeiras, poderão renegociar os débitos com desconto em um feirão que acontece entre os dias 25 e 28 em São Paulo.
O evento, organizado pela Serasa Experian, acontece no Expo Barra Funda, na zona oeste da capital, e terá a participação de Santander, Santander Financeira, PanAmericano, Caixa, HSBC, Losango Financeira, Casas Bahia e AES Eletropaulo.
O mutirão ocorre apenas três meses depois de um similar realizado pela Boa Vista, outra empresa de informações financeiras, e pretende atender de 40 mil a 60 mil consumidores.
De acordo com a Serasa, a particularidade do feirão que começa na próxima quarta-feira é que os descontos serão propostos caso a caso, podendo variar conforme o perfil do endividado.
A empresa afirma ainda que poderão ser renegociadas dívidas de qualquer valor e independentemente do período de inadimplência.
Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina, acredita que iniciativas desse tipo para reabilitar o crédito de devedores se tornem cada vez mais frequentes.
"É importante destacar, no entanto, que, mesmo fora de mutirões, os credores estão sempre abertos a renegociar as dívidas", diz.
"Se a pessoa atrasou uma conta, se está com dificuldade em honrar um compromisso, a primeira providência que deve tomar é procurar aquele com quem assumiu o compromisso e conversar."

PREVENÇÃO

Loureiro destaca ainda que o comprador deve fugir do superendividamento, optando sempre por crédito e consumo conscientes.
O índice de atrasos de pagamento de dívidas bancárias acima de 90 dias no Brasil está em 8% e é maior que em outros emergentes, como África do Sul (5,9%), e países em crise, como Espanha (7,3%). Nos EUA, são 2,9%.
Para participar do mutirão, basta comparecer ao local com CPF e RG ou carteira de trabalho.

Fonte: MARIA PAULA AUTRAN E MARÍA MARTÍN, Folha de São Paulo, via Clipping AASP.



(CAROLINA MATOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário