Empreendedores, de primeira viagem ou não, e de qualquer tipo ou área, possuem pensamentos em comum. O primeiro deles, é claro, não poderia ser outro a não ser se tornar bem sucedido com seu negócio próprio. O segundo, apesar de refletir o caminho completamente oposto, caminha lado a lado ao sucesso e não pode ser ignorado: o temor pelo fracasso.
De acordo com o estudo “Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil”, realizado pelo Sebrae em outubro de 2011, 27 de cada 100 micro e pequenas empresas abertas no Brasil não chegam a completar dois anos de vida. Os motivos são inúmeros: falta de planejamento e estudos de mercado, estratégias erradas, público-alvo equivocado, falta de capital de giro.
Para evitar que o seu empreendimento siga por esse mesmo caminho, o coach Vinícius Carvalho, do escritório de Florianópolis da ActionCoach, líder mundial em coaching empresarial, aponta seis passos que micro e pequenas empresas precisam seguir para construir um negócio de êxito. Confira a seguir.
1. Domine a sua empresa
Para ter domínio de sua empresa, o empresário precisa ter o controle de quatro áreas chaves. A primeira é o destino, que, segundo Carvalho, acontece por meio da definição clara da visão, missão, metas e valores da organização. A visão é o objetivo máximo da empresa, em longo prazo. O caminho trilhado para alcançar a visão é definido pela missão.
As metas são os objetivos pontuais ao longo dessa jornada, importantes para o empresário ter noção de que está no sentido correto. Já os valores refletem a conduta que a empresa deverá ter na busca do cumprimento dos seus objetivos.
Outra área a ser controlada são as finanças. Nesse sentido, é importante ter conhecimento do ponto de equilíbrio, ou seja, o mínimo de faturamento necessário para a empresa não ter prejuízo. O fluxo de caixa também é um ponto relevante. “Sem um controle eficiente do fluxo de caixa não é possível ter uma empresa saudável financeiramente”, afirma Carvalho.
O domínio financeiro ainda inclui o controle das margens adotadas pela empresa. A formação do preço de venda é um dos fatores que determina quais margens serão praticadas. De acordo com o coach, a precificação inadequada de produtos e serviços implica em margens inferiores ao necessário para que a empresa tenha lucro.
A etapa do domínio também envolve o controle do tempo, que passa pelo planejamento das atividades diárias e a delegação de funções. Por fim, o empresário deve controlar as áreas de serviço ao cliente, como entrega e distribuição, qualidade do atendimento, pós-venda e facilidade de compra.
2. Defina um nicho
Ter um nicho permite que a empresa não entre na briga por preço. Especialistas em marketing dizem que além do preço existem outros diferenciais que também são levados em conta no momento da decisão de compra de um produto ou serviço. É com essa mentalidade que os micro e pequenos empresários devem estabelecer o seu posicionamento estratégico, elegendo um nicho rentável para explorar, garantindo a diferenciação, seja pela qualidade do atendimento, pelo suporte prestado, pelo pós-venda, pela qualidade do produto, ou qualquer tipo de valor agregado.
É importante frisar que os diferenciais que serão proposta devem justificar o preço, caso este seja maior do que a média do mercado. “A briga por preço compromete a lucratividade e impossibilita o crescimento de diversas empresas”, alerta Vinícius.
3. Alavancagem
A proposta de uma alavanca é possibilitar maiores resultados com menor esforço. Segundo Vinícius, isso é possível por meio da sistematização do negócio. “Na atual conjuntura, grande parte dos proprietários de micro e pequenas empresas são como pontes pelas quais diariamente a equipe precisa passar por cima para que as coisas funcionem adequadamente”, ressalta o especialista.
Para ele, quando o empresário não se encontra na empresa as coisas simplesmente não funcionam. A sistematização engloba a criação de padrões, rotinas e procedimentos que assegurem que as coisas serão feitas corretamente mesmo quando o empresário não está na empresa.
4. Tenha uma equipe capacitada
O crescimento estruturado é um dos desafios das pequenas e médias empresas, já que a capacidade de crescimento de um negócio está diretamente ligada à sua capacidade de recrutar e manter talentos. Dessa forma, a profissionalização da gestão de pessoas se torna um dos maiores diferenciais competitivos de micro e pequenas empresas.
Segundo Vinícius, é possível construir uma equipe de alto desempenho por meio de seis etapas. Não é possível, por outro lado, haver equipe de alto desempenho sem um líder forte. “Liderança não é dom, mas um conjunto de habilidades e características que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo”, afirma Vinícius.
Outra etapa importante é o alinhamento da equipe. Equipes de alto desempenho convergem em uma meta comum. A organização precisa ter clareza de onde pretende chegar e, assim, alinhar todos os profissionais em busca do mesmo propósito.
Na trajetória da empresa para atingir suas metas, é necessário estabelecer regras e planos de ação. Segundo Carvalho, as normas precisam ser apresentadas de forma clara e interativa. O plano de ação mostra o que deve ser feito, de que maneira, por quem e em que momento.
Os empresários também devem suportar riscos e confiar na capacidade, inclusive de decisão, dos colaboradores para evitar indisposição da equipe em passar por obstáculos inesperados. “Atingir um nível de excelência em uma equipe é algo desafiador, mas que pode ser conquistado através de ações consistentes”, ressalta o coach.
5. Sinergia
O quinto passo é alcançado quando os anteriores já estão avançados. É quando o trabalho em conjunto produz um resultado superior à soma das individualidades. Neste estágio as pessoas certas estão realizando as funções certas, da maneira certa e no momento certo.
De acordo com Carvalho, quando a empresa chega nesta etapa, é o momento certo para o empreendedor delegar a gerência operacional da empresa a um gerente geral, para que, assim, consiga se desprender da área operacional e trabalhar estratégias para o desenvolvimento e crescimento do negócio.
6. Resultados
O último passo é uma consequência dos anteriores, afirma Vinícius. O empreendedor colhe os resultados do que investiu em seu negócio. Neste nível, o empresário conquista a liberdade de escolher no que investirá seu tempo e dinheiro. “Com a empresa estruturada para atingir o sucesso, o empreendedor pode focar na expansão do negócio e pensar mais alto”, conclui o coach.
A importância do diagnóstico
O processo de construção de um negócio de êxito é aplicado ao longo dos últimos 19 anos em 35 países, e pode ser utilizado por qualquer tipo de micro e pequenas empresas. Mas Vinícius alerta que é fundamental a realização de um diagnóstico prévio para que as ações sejam coerentes com as necessidades do negócio. “Este processo não é uma ciência exata. É evidente que as empresas muitas vezes possuem realidades diferentes e precisam de soluções customizadas”, esclarece.
Sobre a ActionCoach
Fundada em 1993 na Austrália, a ActionCoach é líder em coaching empresarial no mundo, com mais de mil escritórios em 39 países. A empresa atua em micro, pequenas e médias empresas da região com programas de coaching, treinamentos e workshops voltados para empresários, gestores, gerentes, executivos e vendedores.
A franquia de Florianópolis, que presta serviços em Santa Catarina e no Paraná, existe desde 2007 e já ocupa o primeiro lugar da rede na América do Sul. O ranking com os melhores coaches do mundo divulgado pela ActionCoach este ano tem dois profissionais da cidade: Vinícius Carvalho em sétimo lugar e Sizenando de Carvalho, na 42ª colocação. Desde a fundação, o escritório catarinense já atuou com mais de 350 empresas no Sul do país.Linha diretaActionCoach
Fonte: www.actioncoach.com.br, (48) 3240-3204, Jornal virtual Noticenter.
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