Tema sempre difícil esse. E recorrente no dia a dia do advogado deparar-se com genitores que se digladiam para ter a guarda dos filhos. Afora alguns raros casos em que realmente um dos genitores não tem condições de cuidar dos filhos, a maioria sente apenas uma grande insegurança em deixar o outro com os filhos, que não vai cuidar direito, que vai esquecer de dar o remédio, etc.
Logico que acontece na maioria das famílias, que sempre tem um que cuida mais que o outro no dia a dia. E depois que separa não vai ser diferente.
Por isso, esquece a guarda compartilhada se você esta desacostumado a dividir a rotina de seus filhos enquanto casado. A não ser que esteja realmente disposto a mudar sua vida. A guarda compartilhada so vai funcionar se você tiver um bom relacionamento com o (a) "ex". Senão esquece. So vai dar briga...
Procure não falar mal do outro perante seus filhos. Isso caracteriza alienação parental. Num estudo psicológico aparece direitinho. Criança não mente! E teu filho vai crescer e entender que você esta cheio de magoa e sem razão de falar mal do pai/mãe dele! Isso vai afasta-lo de você!
Se a cabeça estiver confusa, sentir muito ódio e inconformismo com a separação, procure terapia! Ajuda muito. Pare de colocar a culpa no outro e se fazer de vitima, mesmo que ele/ela tenha la dado razão a situação... Você tem direito de ser feliz, portanto, olhe em frente e não pra trás. Não use seus filhos para descarregar a sua raiva!
Se o(a) outro(a) estiver cometendo alienação parental, providencie um laudo psicológico Se o outro não permite que você encaminhe seu filho para o psicologo, entre com uma medida protetiva através de um advogado. Não deixe seu filho(a) sofrendo.
Se viajar muito, tiver um trabalho que lhe consome, deixe a guarda com o/a "ex", não perca seu tempo discutindo quando não tem condições de assumir os filhos.
Aproveite seus finais de semana com os filhos, não os divida com sua/seu novo(a) namorado(a), não os entregue aos avos, fique você com eles, de atenção, carinho, mostre a eles que os ama, não importa a quantidade de tempo que passar com eles, mas a qualidade dele!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário