quinta-feira, 1 de setembro de 2011

WEG RESPONDE JUDICIALMENTE PELA CONTAMINAÇÃO DE 750 TRABALHADORES

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina ajuizou anteontem (30), na 1ª Vara do Trabalho de Jaraguá do Sul (SC) ação civil pública contra a empresa Weg Equipamentos Elétricos S.A., estabelecida naquela cidade, pedindo indenização no valor de R$ 50 milhões por danos morais coletivos.
A empresa - especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas - no primeiro semestre desse ano obteve um lucro líquido de R$ 283 milhões. Ela está sendo responsabilizada pelo adoecimento de centenas de trabalhadores.
Entre os dias 26 e 31 de maio deste ano, 750 funcionários da empresa apresentaram quadro de diarréia, náuseas, vômitos, cólicas intestinais e febre. Muitas das vítimas foram, inclusive, hospitalizadas.
Na época, a Vigilância Sanitária, a Vigilância em Saúde e o Samae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) foram acionados para esclarecer a origem do episódio. Então, ficou constatado, por meio de amostras da água coletada do local (Parque Fabril 3, na Avenida Prefeito Waldemar Grubba nº 3000, Vila Lalau, em Jaraguá do Sul) um surto de DTA (doença transmitida por alimentos).
Os laudos apontaram a presença de coliformes fecais na água consumida pelos empregados a partir dos bebedouros, torneiras e refeitórios situados na referida unidade.
Nos relatórios constou também que a contaminação aconteceu porque a empresa misturou água vinda diretamente do rio Itapocu para uso industrial, à água tratada fornecida pela SAMAE, direcionada às torneiras, bebedouros e refeitórios do Parque Fabril.
Segundo o MPT, "por informações da própria direção da empresa, isso aconteceu devido à instalação de um desvio dos encanamentos de água tratada para a tubulação de abastecimento das necessidades industriais da empresa, em decorrência da falha no processo de captação do rio Itapocu".
Retomada a captação de água do rio, o desvio foi fechado, porém não hermeticamente (uma pedra teria impedido o funcionamento adequado da válvula de retenção), permitindo assim, a mistura da água.
Além da indenização por danos morais, na ação civil pública os procuradores do Trabalho, Guilherme Kirtschig, Thiago Milanez Andraus e Geny Helena Fernandes Barroso, da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região – PTM de Joinville, pleiteiam também uma indenização pelos danos individualmente causados a cada um dos trabalhadores, vítimas da negligência. (ACP nº 0001776-37.2011.5.12.0019 - com informações do MPT).
A Weg Indústrias é uma empresa brasileira com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus (cujas iniciais deram origem ao nome da empresa).
Weg quer dizer caminho, em alemão e é a união das letras dos primeiros nomes dos fundadores.
A partir da década de 1980, a Weg passou a fabricar geradores, componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.
A Weg possui, no Brasil, oito parques fabris: três em Jaraguá do Sul; e um em cada uma destas cidades: Guaramirim; Blumenau; São Bernardo do Campo, Itajaí, Linhares e Manaus.
A sede Weg 2 em Jaraguá do Sul é considerada o maior parque fabril de motores do mundo. No exterior, a empresa possui três parques fabris na Argentina, dois no México, um em Portugal, um na China e um na Índia, além de 22 filiais e representantes em mais de 100 países.
A Weg é uma das duas únicas empresas brasileiras a aparecer na lista das 100 maiores pequenas empresas globais, da revista Forbes. Em junho de 2006, foi eleita pela Exame a melhor empresa mecânica do país, e está em 9º lugar entre as 100 empresas mais competitivas do continente americano.

FONTE: http://www.espacovital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário