quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Maioria das instituições de ensino de Santa Catarina é aprovada pelo MEC

Cerca de 70% das instituições de ensino superior de Santa Catarina avaliadas pelo Ministério da Educação conquistaram pelo menos média 3 no Índice Geral de Cursos(IGC), instrumento que avalia a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado das faculdades, universidades e centros universitários. Isso representa 62 das 88 instituições do Estado avaliadas. O IGC é divulgado anualmente após a consolidação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
As notas do índice variam de 1 a 5, onde 4 e 5 são considerados bons, 3 razoável e 1 e 2 insatisfatórios. Em Santa Catarina, a única instituição a alcançar a nota máxima foi oCentro Universitário de São José. Outras seis – entre elas a UFSC e a Udesc – tiraram nota 4, enquanto 55 ficaram com média 3. No total, 13 tiveram nota 2, enquanto outras 13 ficaram sem conceito.
Em todo o Brasil foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários. Apenas 158 delas foram bem avaliadas – IGC de 4 ou 5. Essas instituições de ensino podem ter autorização automática do MEC para abertura de novos cursos, sem a necessidade de visitas.
Por outro lado, 683 instituições de ensino superior foram reprovadas – IGC de 2 ou 1. Elas agora vão passar por uma supervisão do governo federal e podem ter a abertura de novos cursos suspensa, ou até mesmo terem seu credenciamento anulado.
COMO FUNCIONA O CÁLCULO
Para a graduação, o cálculo do IGC considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de indicadores de corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Na pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes, que avalia a qualidade da pós-graduação numa escala de 1 a 5.
Matéria publicada em 23/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário